Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores Clínica Fluxus

O Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores é um exame de imagem não invasivo, realizado com aparelho de ultrassom. Este exame é feito visando localizar e analisar características anatômicas normais ou alterações do sistema venoso superficial e profundo dos membros inferiores.

Quando é indicado?

  • Para investigar edema dos membros inferiores;
  • Para que sejam feitas avaliações pré-operatórias para cirurgia de varizes;
  • Com o propósito de mapear safenas que sejam boas e que possam ser usadas como ponte em cirurgia de revascularização cardíaca;
  • Visando diagnosticar a presença ou a exclusão de tromboses venosas recentes ou antigas dos membros inferiores.

Como o exame é feito?

Inicialmente, o paciente fica deitado numa mesa de exame, em decúbito dorsal. A perna deve estar semifletida e com discreto giro para fora. De modo a facilitar o procedimento, coloca-se gel ao longo de toda a perna, desde a virilha até o tornozelo.

Após, para realizar o exame do sistema venoso superficial (das safenas), o paciente fica em pé com a perna semifletida, com discreto giro para fora. Então o mesmo procedimento descrito acima é adotado durante o exame.

É preciso preparo físico para realizar o exame?

Para a realização do Eco Color Doppler Venoso dos Membros Inferiores não é necessário preparo específico. No entanto, é aconselhável que o paciente esteja bem hidratado. Isto serve para prevenir hipotensão postural e lipotimia, que podem ocorrer quando se fica por muito em pé.

Qual a duração média do exame?

O tempo médio é de 40 minutos.