• OUT
dr carlos_dissecção da aorta_clínica fluxus

Dissecção da aorta: conheça a condição

No ano passado, o diretor de televisão Jorge Fernando faleceu em decorrência de uma dissecção da aorta. Mas, afinal, do que se trata essa condição?

Como já explicamos em outros textos aqui do blog, a aorta é uma das principais artérias do corpo. Ela se origina no coração, percorre o tórax e o abdome, terminando habitualmente na altura do umbigo. Nesse ponto, a aorta irá se bifurcar, formando as artérias que irrigarão os membros inferiores.

Várias doenças podem acometer a aorta, entre elas, a dissecção.

Conheça a condição

As artérias são formadas por várias camadas de tecidos. Na dissecção, ocorre a delaminação, ou seja, uma separação destas camadas. Dessa forma, o sangue passa a transitar por dois trajetos: um verdadeiro (o original) e um falso (formado pela disseção).

Visto que o trajeto dissecado possui menos camadas, ele acaba se tornando mais frágil e sujeito a complicações, muitas delas fatais, como a ruptura da aorta.

Na sua fase aguda, o principal sintoma da dissecção da aorta é a dor, que costuma se manifestar de forma intensa, na maioria das vezes, no tórax. Por isso, a condição é frequentemente confundida com infarto agudo do miocárdio.

Conforme a dissecção se apresenta, o tratamento poderá ser:

• Medicamentoso: neste caso, sendo inicialmente realizado em unidade de terapia intensiva (UTI); ou
  • Cirúrgico: em que se buscará redirecionar o fluxo sanguíneo à sua luz verdadeira.

Fator de risco: pacientes hipertensos, com controles pressóricos inadequados, são os mais propensos às disseções de aorta.

Tomografia mostrando a disseção de aorta.  O sangue transita pela aorta por dois trajetos.  A parte mais clara é a luz verdadeira, a mais escura, a falsa luz.
Tomografia mostrando a disseção de aorta. O sangue transita pela aorta por dois trajetos. A parte mais clara é a luz verdadeira, a mais escura, a falsa luz.
 Correção de disseção realizada pelo nosso serviço. Tratamento endovascular com implante de endoprótese. O fluxo é redirecionado para trajeto verdadeiro (original).

Saiba mais sobre saúde vascular em nosso blog. Acesse: www.clinicafluxus.com.br/blog

Clinica Fluxus

Comentários (0)